Veneza a cidade mágica
- Oblogue Tavago
- 31 de ago. de 2018
- 3 min de leitura
Atualizado: 2 de set. de 2018
Veneza é um destino mágico, com centenas de motivos que a levam a ser uma das cidades mais visitadas do mundo.

Na verdade Veneza é uma cidade única e completamente diferente das restantes, um lugar com uma atmosfera romântica ímpar que faz com que todos se apaixonem por ela. Os seus imponentes palácios e igrejas refletem séculos de história daquilo que era um enorme centro comercial entre a Europa e o Oriente.
Fundada no ano 421 pelos habitantes de Véneto após terem sido expulsos pelos ostrogodos e lombardos, e que se refugiaram nessas terras pantanosas da foz do rio Po.
Veneza é um conjunto de 119 ilhas unidas através de pontes e as suas ruas são canais. Na verdade, esta situação é consequência de inundações periódicas, que a cidade sofre desde o início e, na atualidade continua a sofrer as ameaças das repetidas inundações que provocam o fenómeno conhecido como Acqua Alta. Embora muitos visitantes gostariam de ver o Acqua Alta, esse é um sério problema para a cidade, sobretudo pelos seus efeitos negativos no património cultural da cidade.

Desde a origem da cidade, Veneza está dividida em seis distritos, conhecidos em italiano como sestieri, que são eles: San Marco, Castello, San Polo, Santa Croce, Dorsodouro, Cannaregio e Santa Croce.
As ilhas de Giudecca fazem parte de Dorsoduro, enquanto que a ilha de San Giorgio Maggiore de San Marco e a ilha de San Michele, pertencem a Castello .

O que visitar em Veneza?
A Piazza San Marco
A praça de São Marco é o ponto mais baixo de Veneza, por isso, quando há Acqua Alta, é o primeiro lugar a inundar. Os monumentos mais importantes da praça são a Basílica de São Marcos, o Palácio Ducal, o Museu Correr, o Campanile (o campanário da basílica) e a Torre dell’Orologio.

Basílica de São Marcos
A Basílica de São Marcos é o templo religioso mais importante de Veneza e está situada na Piazza San Marco.

Grand Canal de Veneza
O Grand Canal é o maior e mais importante de todos os canais da cidade de Veneza. Tem cerca de quatro quilómetros de comprimento dividindo a cidade em duas partes.

Ponte Rialto
A Ponte Rialto é a ponte mais antiga das quatro pontes que cruzam o Grand Canal e, sem dúvida nenhuma, a mais conhecida de Veneza, pelo seu design e pela sua história.

Palácio Ducal de Veneza
O Palácio Ducal está situado na Piazza San Marco. O palácio chegou a ser residência dos dux e até prisão da República de Veneza.

Recomendamos ainda um passeio de Gôndola!
Uma gôndola é uma embarcação típica da Lagoa de Veneza. Embora hoje em dia seu papel seja principalmente turístico, as gôndolas foram o principal meio de transporte da cidade há alguns séculos.
A gôndola é considerada uma das formas de encontro mais românticos de Veneza.

Onde ficar em Veneza?
Quanto a alojamento em Veneza, tenha em conta que: há poucos, porque a cidade é pequena e, logo, são caros. Se procura hotéis baratos em Veneza, assegure que consegue os melhores preços, reservando com antecedência.
Confira a nossa seleção de hotéis em Veneza.
Como chega?
A cidade de Veneza é servida pelo aeroporto internacional Marco Polo, localizado a cerca de 8 quilómetros da cidade, e pelo aeroporto de Treviso utilizado maioritariamente pelas companhias aéreas de baixo custo como a Ryanair ou a Transavia.
A opção mais simples para ir do aeroporto Marco Polo ou do aeroporto de Treviso para Veneza é utilizar o Aerobus, um serviço de autocarro disponibilizado pela empresa de transportes local, a ATVO.
O percurso entre o aeroporto Marco Polo e o terminal de autocarros da Piazzale Roma demora entre 20 e 25 minutos, tendo um custo de cerca de 15€ (ida e volta). Entre o aeroporto de Treviso e Veneza (Piazzale Roma) a viagem a tem a duração aproximada de 1 hora, com um custo de cerca de 22€ (ida e volta).
Confira as melhores tarifas aéreas para Veneza!
Comments